WordPress Theme

Notícias

27 de Setembro de 2016

Tetra Pak prevê oportunidade de crescimento para os sucos 100%


De acordo com a companhia, a combinação do crescimento de mercados emergentes e do lento declínio dos que já estão consolidados trouxe estabilidade para o suco 100%, fazendo com que ele acelere a partir de agora até 2018.

Os destaques do relatório mostram que os sucos 100% continuam muito presentes na dieta da população em geral, com mais de 40% das pessoas consumindo o produto todos os dias. Além disso, consumidores afirmam estar dispostos a pagar mais por um suco que eles considerem premium e que associem a uma escolha mais saudável.

Estes dados apontam um grande potencial para o mercado de sucos 100%. O crescimento virá, principalmente, de produtos que atendam à necessidade de consumidores focados em saúde e em um consumo fora de casa. Este comportamento é particularmente forte entre os Millenials, a mais influente geração de consumidores do momento. A indústria já responde a este movimento inovando em três áreas-chave: nutrição vegetal, naturalidade e sucos 100% especiais.

* Nutrição vegetal: Bebidas que combinam vegetais e frutas estão em quarto lugar entre os mais populares sabores de sucos 100%. Este mercado triplicou em 2015, em comparação ao ano de 2012. As misturas possibilitam reduzir a quantidade de açúcar natural dos ingredientes e oferecem mais benefícios para a saúde.

* Naturalidade: Ao longo dos últimos seis anos, sucos não concentrados têm ganhado market share quando comparados aos produtos reconstituídos, aumentando de 25% em 2009 para quase 30% em 2015. Lançamentos de produtos com apelo “natural” têm alcançado uma taxa anual de crescimento de 25% entre os anos de 2012 e 2015, especialmente os que não contém aditivos e/ou conservantes.

* Sucos 100% especiais: Mais de 60% dos consumidores globais se dizem interessados em produtos que oferecem benefícios para a saúde. Além de adicionar vegetais nos sucos, a indústria também está desenvolvendo opções “fortificadas” ou “enriquecidas com vitaminas”. Prova disso é que dois terços dos produtos lançados em 2015 possuíam benefícios funcionais que contribuem para imunidade, saúde cardíaca, digestão, saúde óssea ou beleza.

De acordo com Dennis Jönsson, Presidente e CEO da Tetra Pak, é muito positivo observar marcas globais transformando os desafios apresentados pela mudança nos estilos de vida em oportunidades. “Eles estão conduzindo o crescimento da categoria dos sucos 100% com novos produtos que capturam a imaginação dos consumidores, indo além dos tradicionais sucos de fruta como laranja e maçã, para alcançar inovações como os blends vegetais e novos sabores, criando infinitas possibilidades de novas receitas. Como sempre, a chave do sucesso é a inovação, oferecer o produto certo, na hora certa, para atender às necessidades dos consumidores modernos, tão importante quanto capturar sua atenção e se conectar com eles”, afirma Dennis.

O relatório da Tetra Pak também destaca o grande potencial dos sucos 100% em mercados emergentes, com crescimento notável em países como China e Brasil e outros países em ascensão como Malásia, Índia e Indonésia.

Segundo Marjan Skotnicki-Hoogland, presidente da AIJN (European Fruit Juice Association / Associação Europeia de Sucos de Frutas), o lançamento do estudo Tetra Pak 100% Juice Index traz insights globais para a categoria. “É uma ótima maneira de ajudar a indústria a entender as oportunidades viáveis e posicionar o suco como parte de uma dieta saudável e nutritiva”, afirma Marjan.
O relatório é baseado em levantamentos do mercado por meio da parceria entre a companhia e os consumidores de todo o mundo, além de trazer informações de pesquisas realizadas recentemente com sete mil clientes e consumidores de sete países.

Mais informações sobre suco 100% e o relatório completo podem ser encontrados em www.tetrapak.com.br/juiceindex

Fonte: JeffreyGroup Brasil