WordPress Theme

Notícias

13 de Setembro de 2016

NESCAFÉ Dolce Gusto lança edição especial de cápsulas “Catuaí do Cerrado” para promover café brasileiro


NESCAFÉ® Dolce Gusto®, marca líder em sistemas de café espresso e pioneira no mercado brasileiro de máquinas multibebidas, anuncia o lançamento da edição especial Catuaí do Cerrado, primeira bebida do portfólio desenvolvida a partir de uma variedade específica de café cultivada na região do cerrado mineiro. Os grãos de Catuaí utilizados nestas cápsulas foram selecionados no Concurso Colheita Premiada, promovido por NESCAFÉ® Dolce Gusto® em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). O novo produto será o primeiro exclusivamente brasileiro a integrar a série “cafés especiais”, que é disponibilizada na rede global de distribuidores da marca, em todos os países onde a Nestlé está presente.

O lançamento das cápsulas de Catuaí do Cerrado faz parte das iniciativas da Nestlé para a valorização e desenvolvimento da cadeia produtiva dos cafés do Brasil. A variedade Catuaí foi criada no Brasil, por meio de pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a partir do cruzamento entre as variedades Mundo Novo e Caturra.

O lote utilizado na produção das cápsulas foi cultivado na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade mineira de Coromandel (MG). Seu produtor, Flavio Ruiz Pequini, foi o vencedor do Concurso Colheita Premiada, na categoria Arábica via seca (Natural), e concorreu na fase final com outras 12 amostras, de Minas Gerais e Espírito Santo.

As cápsulas de Catuaí do Cerrado foram produzidas na fábrica de NESCAFÉ® Dolce Gusto® localizada em Montes Claros (MG). Inaugurada em dezembro do ano passado, com investimento de R$ 220 milhões, a unidade é a primeira fora da Europa com a exclusiva tecnologia para a fabricação de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto®.

SUSTENTABILIDADE AO LONGO DA CADEIA
A Nestlé desenvolve um extenso trabalho ao longo da cadeia de café, começando no campo. Por meio do programa NESCAFÉ Plan, a empresa busca fomentar o desenvolvimento de produtores locais para a adoção de um padrão de produção, atendendo especificações de sustentabilidade. O padrão escolhido dentro do programa é o Código Comum da Comunidade Cafeeira (4C).

Na nova fábrica de cápsulas NESCAFÉ® Dolce Gusto®, em Montes Claros (MG), a Nestlé utiliza o conceito “Triplo Zero”: 0% Resíduo, 0% Emissão de Carbono e 0% Água. Neste modelo de operação, nenhum resíduo é enviado a aterros. Além disso, a água utilizada na fábrica é proveniente de reuso e tem como origem o volume extraído durante o processamento de leite na fábrica de Leite MOÇA®, localizada no mesmo terreno. Os resíduos provenientes da limpeza do café vão para compostagem e sobras de matérias-primas de cápsulas e embalagens são recicladas ou usadas para a geração de energia em outras indústrias.

No último mês de julho, NESCAFÉ® Dolce Gusto® anunciou o lançamento do seu primeiro produto feito com materiais 100% reciclados: o porta-cápsulas Renove. A novidade permitirá que as cápsulas descartadas pelos consumidores sejam reaproveitadas na própria cadeia, dentro do conceito de “economia circular”, no qual os resíduos se transformam em insumos para a produção de novos produtos. O lançamento faz parte do compromisso de NESCAFÉ® Dolce Gusto e da Nestlé com o uso sustentável dos recursos e preservação do meio ambiente, desde a produção de matérias-primas e fabricação dos produtos até sua distribuição e consumo.

Fonte: Alimentos e Bebidas