WordPress Theme

Notícias

02 de Agosto de 2016

AZUMA KIRIN Company: Nova empresa reúne marcas líderes e pioneiras dos mercados alcoólico e gastronômico oriental


Projetando o futuro de novos produtos, negócios e atendimento, a Azuma Kirin Company anuncia uma importante novidade para o mercado: a renovação de sua arquitetura corporativa e mudança dos nomes institucional e da linha alimentos. Com a movimentação, a Kirin Holdings, multinacional japonesa, passou a ter controle total da companhia brasileira, referência nos últimos 80 anos na gastronomia oriental, e identificou que precisava renovar sua estrutura interna e de comunicação. Por isso, está promovendo o reposicionamento da empresa no mercado, a partir do 2º semestre de 2016, com a linha de alimentos Azuma, antiga Tozan, e bebidas Azuma Kirin.

Essa decisão vem do posicionamento da empresa em buscar a constante evolução. Fundada em 1934, a Azuma Kirin Company, antes Indústria Agrícola Tozan, foi concebida para atender à comunidade japonesa que começou a chegar ao Brasil em 1908 e expandir parte da cultura nipônica em terras brasileiras, dando início nesse ano as operações da primeira Fábrica de Saquê da América do Sul e, por consequência, outros alimentos originários da culinária oriental.

“Não só criando novos produtos e negócios, procuramos trazer para o mercado de modo geral uma melhor compreensão sobre nossa atuação na área gastronômica. No entanto, é importante destacar que os produtos são os mesmos, ou seja, não existirá mudança na metodologia de produção e qualidade”, explica Rodrigo Peca, Gerente Geral e de Marketing da Azuma Kirin Company.

Nos últimos 10 anos, a Azuma Kirin Company acumulou um crescimento superior a 300%. Esse dado motiva ainda mais a empresa na execução desse reposicionamento, que poderá impulsionar os números com uma gestão ainda mais eficiente, aliada ao maior destaque dos produtos no mercado. De acordo com o planejamento trienal da companhia, o faturamento projetado para o final deste ciclo, referente ao período de 2016 a 2018, chegará a R$ 100 milhões, representando 40% de crescimento em comparação ao triênio anterior, podendo este total ser superado com a efetivação de projetos de sinergias e novas aquisições.

Deste faturamento anual, as categorias Saquê Bebida representam 35% do share, seguidos por Arroz com 30%, Saquê Culinário e Temperos com 24% e Shoyu com 11%. Para se ter uma ideia, nos últimos 10 anos estas categorias tiveram média de crescimento superior a 200%.

Atualmente, a Azuma Kirin Company com a marca Azuma Kirin é líder na categoria Saquê com aproximadamente 70% do mercado. Já em Alimentos possui presença de aproximadamente 50% do trade, com marca Azuma, antes Tozan, segundo análises e estudos internos.

Novo departamento


Para estar em sintonia com a nova gestão da empresa, Rodrigo Peca assume como Gerente Geral e de Marketing, instituindo o Departamento de Planejamento Estratégico, que visa a integração de todas as áreas da empresa, de modo a otimizar a comunicação entre áreas e servir como suporte para projetos de expansão, aplicando inteligência de mercado. Este novo setor será embasado por importantes áreas, como Fiscal, Marketing e Administração Financeira.

“Essa re-estruturação nos possibilita promover uma comunicação mais qualitativa em todos os nichos e com os nossos consumidores dos mais variados perfis. Cada um destes profissionais com suas atribuições contribuíram para que a mudança ocorresse de forma fluida e estratégica, mediante aos aspectos internos. Desta forma, mantivemos a qualidade e atendimento enquanto as mudanças eram planejadas”, destaca Peca.

O processo da mudança


Com a assinatura da marca “Made for Passion”, a Azuma Kirin Company busca reforçar a ideia de que tudo que seja desenvolvido, produzido e apresentado ao consumidor em produtos e serviços seja feito com paixão e dedicação. Além disso, que os produtos propiciem, muito mais que o consumo de um alimento, experiências e momentos inesquecíveis a cada uma das pessoas.

Esta assinatura traduz a flexibilidade e a motivação da companhia em desenvolver soluções e produtos para diferentes grupos de clientes, desde profissionais do mercado de alimentos e bebidas, até consumidores finais.

Todas as oportunidades que surgem com essa renovação foram identificadas com base em estudos que mostraram como e quais mudanças poderiam ser feitas a contribuir positivamente na percepção do público consumidor. Para isso, foi criado um plano estratégico de ações de divulgação e promoção do novo posicionamento da Azuma Kirin Company, abrangendo novos produtos, eventos e precificação. Aproximadamente 80% do budget de Marketing foram destinados ao projeto, englobando a produção de materiais e ações voltadas para essa questão. Investimentos em qualificação e mão de obra serão executados para que uma empresa ainda mais forte e competitiva seja apresentada ao mercado. Além disso, o Departamento de Comércio Exterior foi estruturado e englobado pelo Departamento de Planejamento Estratégico para servir de suporte, inclusive no planejamento de exportação de produtos, já no segundo semestre de 2016, na América do Sul.

Envolvimento da equipe


Como se tratou de um processo extremamente estratégico, Diretoria e Gerência alinharam os desdobramentos que a mudança implicaria, junto ao Departamento Estratégico. Peca exemplifica como serão as alterações na gestão da empresa. “Estamos em um momento de investimentos em melhorias e processos, o que demanda uma estrutura na qual todas as áreas se comuniquem com uma nova visão mais eficiente. Isso reflete na comunicação com os parceiros e consumidor final, ou seja, em uma nova forma de entender a sinergia entre as Áreas Comercial e de Desenvolvimento, integradas ao Setor Fabril”.

Relação Brasil/Japão


O board executivo da Kirin Holdings esteve muito próximo do time brasileiro durante todo o processo de alinhamento das estratégias da mudança da marca. “Nossas reuniões permitiram que as informações fossem claramente assimiladas para que a melhor decisão fosse tomada, visando o respeito e o permanente comprometimento da empresa com seu público final”, relata Peca.

Impacto nos Pontos de Venda


Gradativamente os produtos com a marca Tozan deixarão os estoques tendo em vista que a empresa tem um período oficial de pulverização da nova marca Azuma, enquanto o nome antigo ainda poderá ser encontrado no mercado. “Os materiais de divulgação e ações junto aos distribuidores foram pensados para que a comunicação da nova marca seja mais efetiva”, conta Peca.

A comunicação nos pontos de venda voltada para o consumidor final se dará de forma cautelosa, porque a marca Tozan já é amplamente identificada pelo público e muito bem avaliada pelos profissionais do setor de Food Service, no qual possui forte presença. A linha de comunicação será trabalhada com prioridade não só para anunciar a nova marca Azuma, como também para esclarecer ao mercado de que, apesar da mudança, a qualidade e os métodos de produção adotados permanecem os mesmos, assim como não confundir o consumidor no momento da compra. Também estão em curso projetos de inovação de embalagens para as linhas de Food Service e Varejo. Além disso, treinamentos e capacitações com chefs servirão de suporte para que a mudança seja positivamente percebida pelo mercado.

Novo espaço corporativo


A nova sede corporativa da Azuma Kirin Company, com o dobro do espaço anterior, foi concebida para ser muito mais que apenas um escritório. Com investimento de R$ 1 milhão, foi um ambiente de trabalho desenhado para receber a equipe e propiciar inovação, experimentação e a paixão como foco no trabalho.

É um espaço composto por salas de reuniões flexíveis e integradas tanto podendo, em um momento, receber reuniões em formatos tradicionais quanto servir de espaço para coquetéis, treinamentos ou simplesmente uma área de inovação e integração de equipe.

Um Bar Conceito, posicionado logo na entrada, permite a experiência de consumo de seus principais produtos, seja de um shot de saquê puro ou mesmo um sofisticado drink harmonizado com gastronomia oriental do Sushi Bar integrado ao mesmo espaço. Mais que uma área de espera ou de recepção de clientes, é um espaço de desenvolvimento de receitas, treinamentos, geração de conteúdo, celebrações, reuniões informais ou happy hours com equipe e parceiros.

Uma sala voltada a inovação foi criteriosamente inserida ao lado da diretoria e presidência para que diariamente o time de desenvolvimento tenha suporte para novos produtos e materiais.

A empresa irmã Brasil Kirin também tem espaço reservado nesta área com a exposição de produtos e lançamentos, como água, sucos, cervejas especiais e energéticos, deixando clara a integração e sinergia entre as companhias do grupo Kirin Holdings.

Mais novidades a caminho

Investimentos estão sendo feitos para que a fábrica – localizada na região de Campinas (SP) – esteja renovada, mantendo a busca incessante da empresa pela excelência na produção de alimentos e bebidas. Um Guest House, um centro de recepção ao público, será construído para a visitação da imprensa. Além disso, neste espaço, clientes poderão conhecer os métodos de fabricação, a história e os valores da empresa em uma estrutura moderna e que demonstre tudo o que a marca valoriza.

Fonte : www.azumakirin.com.br