WordPress Theme

Notícias

11 de Abril de 2017

Chocolate com maior teor de cacau pode fazer bem para a memória e para o coração


A Páscoa está chegando e o chocolate vem junto. Será que ele realmente tem benefícios? De acordo com o ginecologista e consultor José Bento, chocolate cai muito bem, principalmente na TPM. A nutricionista Rosana Raele concorda e dá uma boa notícia para os chocólatras: ele pode fazer bem para a memória e para o coração. Entretanto, nada de abuso! Também é preciso saber escolher.

Quem traz o benefício para o corpo é o cacau, não o chocolate. O ideal é sempre procurar um chocolate com mais porcentagem de cacau, já que uma barra de chocolate pode ter muita gordura e açúcar. A maioria dos chocolates tem só 25% de cacau, o resto é leite em pó, gorduras e emulsificantes.

Um estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos com 18 mil pessoas, durante quatro anos, concluiu que quem comia chocolate com maior teor de cacau teve menos problemas de memória e menos riscos cardíacos. Os flavonoides, presentes no cacau, são os responsáveis por isso.

TPM e chocolate
E qual a relação do chocolate com a TPM? Segundo José Bento, durante o pico da TPM, o gasto calórico aumenta. Essa alteração pode gerar um gasto energético a mais de até 100 calorias. Além disso, na TPM acontece uma modificação hormonal: o aumento da progesterona e a diminuição do estrogênio. Essas variações causam a diminuição da serotonina.

A queda da serotonina faz a gente ter vontade de comer alimentos calóricos e doces. Por isso a necessidade do chocolate, que também tem o triptofano, um precursor da serotonina. 

Fonte: G1 - Bem Estar